POASEC, cujo acrônimo significa Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura, é um projeto iniciado em Maio de 2010 na região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de difundir a Segurança da Informação. Atualmente, conta com mais de 250 membros, por todo o país, entre especialistas, pesquisadores, professores universitários, alunos, interessados em geral, inclusive policiais, advogados, militares e funcionários de grandes empresas de diversos setores como Alimentação, Financeiro, Indústria, Militar, Saúde, Telecomunicações e Serviços.

POASEC participa do FISL 13



A 13ª edição do FISL (Fórum Internacional do Software Livre) aconteceu na PUC, em Porto Alegre/RS, de 25 a 28 de julho de 2012, e contou com a presença de mais de 7.700 participantes e 580 palestrantes, consolidando-se como o mais significativo encontro de comunidades de software livre na América Latina. Como não poderia deixar de ser, o POASEC também marcou presença no FISL através de um evento comunitário do grupo e de várias palestras apresentadas por nossos membros.

No dia 27 de julho, em uma sexta feira pela manhã, L. Gustavo C. Barbato, consultor de segurança e professor universitário, apresentou o Projeto POASEC.org cobrindo desde a ideia inicial até os projetos mais ambiciosos recentes passando pela dinâmica de como os integrantes se interagem e o que já foi realizado até o momento. Nesse encontro, a comunidade pôde participar e opinar sobre o que o POASEC poderia fazer para contribuir cada vez mais com um mundo mais seguro. Após a apresentação, várias pessoas se interessaram pelo Projeto e solicitaram seus ingressos.

Na sexta à tarde, Evandro Della Vecchia Pereira, perito criminal do IGP/RS e professor da PUCRS, apresentou palestra sobre a utilização de software livre em perícias digitais. Foram abordados conceitos de perícia digital, as etapas utilizadas e exemplos de um caso prático utilizando ferramentas do Sleuth Kit, tanto para análise de dados como para recuperação de arquivos.

No mesmo horário, Leonardo Zanatta, advogado e consultor jurídico em Direito Digital, discutiu sobre o Direito Digital e as Redes Sociais, área na qual é especialista. Na sua apresentação, foram abordadas as crescentes mudanças no direito, principalmente no que tange a parte digital. E, para exemplicar, trouxe também alguns estudos de casos e situações problemáticas visando mostrar as melhores práticas jurídicas utilizadas atualmente para neutralizá-las ou minimizá-las.

No sábado, dia 28, pela manhã, Márcio Machry, coordenador do CSIRT do Exército Brasileiro no RS, apresentou o trabalho, a organização e a subordinação dos times de segurança do Exército e um caso de utilização do framework de segurança OSSIM (Open Source Security Information Management). O OSSIM possui um conjunto de ferramentas de segurança open-source integradas que proporciona uma visão única da infraestrutura para que seja monitorada e analisada, possibilitando uma reação a alguma tendência ou a um incidente que tenha ocorrido.

Em seguida, Felipe Octaviano Delgado Busnello, advogado e mestre em direito da propriedade intelectual, trouxe à tona aspectos legais do compartilhamento de arquivos pela Internet, abordados por meio de casos famosos de todo o mundo. Foram apresenstados os conceitos jurídicos e tratados internacionais pertinentes ao assunto, os casos famosos que serviram de base para as primeiras decisões na matéria (Betamax, Amstrad) e as peculiaridades dos casos recentes a respeito de FIle Sharing (Napster, Grokster, Kazaa, Mininova, The Pirate Bay, Limewire, etc).

E à tarde, Marcus Burghardt, consultor de segurança, falou sobre técnicas de forense digital para recuperação de dados e identificação de alteração em imagens. Foram apresentados como o sistema de arquivos do Linux funciona e algumas técnicas e ferramentas livres que podem ser utilizadas quando dados são apagados intencionalmente ou não. Além disso, também foram abordados os primeiros socorros quando tais desastres acontecem.


O resultado da participação do POASEC no FISL foi tão positivo que esperamos podermos participar ainda mais nas próximas edições com mais palestras interessantes de temas diversificados e atuais. Que venha o FISL 14!